terça-feira, 26 de abril de 2011

A dialética da Inclusão digital

A perspectiva da inclusão digital de Buzato (2007) como sendo:
...um processo contínuo e conflituoso, marcado pela tensão entre homogeneização e proliferação da diferença, tradição e modernidade, necessidade e liberdade, através do qual as TIC penetram contextos sócio-culturais (sempre heterogêneos), transformando-os, ao mesmo tempo em que são transformadas pelas maneiras como os sujeitos as praticam nesses contextos. (pg.54)
Mostra-nos que a dialética da inclusão das TIC não esta na ênfase da discussão da neutralidade da tecnologia ou no determinismo exacerbado nem contra o movimento de polarização da situação posta. Refletimos sobre a inclusão na perceptiva de dialética da preservação e transformação das narrativas não hegemônicas.
A inclusão digital vai para além da superação do acesso as TIC. Pois os processos de inclusão digital que se limitam apenas ao acesso, em grande medida buscam a inclusão na perspectiva de assimilação ou adequação ao sistema.  Ao passo que tentam homogeneizar as diversas culturas minimizando os diferentes. É como se o sistema funcional das grandes redes buscassem os periféricos não para tornarem-se novas redes sociais, com características próprias e emergentes dos seus membros, e sim para adaptá-los as realidades postas e propósitos hegemônicos pela imposição da troca entre acesso as TIC em detrimento da heterogeneidade das culturas.
A dialética da inclusão digital se opõe a esse movimento ao perceber que pequenas redes de comunidade se relacionam de forma intensa em busca de sua preservação ou transformação por algo emergente de interesse dessa comunidade, indo de encontro às grandes narrativas hegemônicas. Essas tecnologias potencializam as transformações construindo novos significados pelas trocas relativamente horizontalizadas.

Referências:
BUZATO, Marcelo. Entre a Fronteira e a Periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

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