terça-feira, 10 de maio de 2011

Colaboração X Capital

A colaboração vai de encontro à lógica do acúmulo de capital seja ele na perspectiva da informação, ou de bens tangíveis, pois ao mesmo tempo em que compartilhamos “o produto” é possível a construção coletiva de outros novos a partir da transformação do já existente, fruto de um trabalho coletivo e criativo. Em rede temos a disponibilidade de acesso a todos para compartilhamento e uso, deixando então de ser patrimônio privativo. Tornado-se público e, portanto de todos, para usar e modificar com liberdade. 
A educação tem um papel importante neste contexto, pois pode propiciar instrumentos intelectuais que levam a formação de um cidadão autônomo com visão crítica frente à cultura hegemônica do consumismo.  Para isso, temos que estruturar nossas atividades escolares com as tecnologias atuais de comunicação e informação numa perspectiva de colaboração e compartilhamento de saberes.

Caso contrário essas mesmas tecnologias podem potencializar o lógica do acúmulo de capital. Uma vez que sejam organizados sistemas de proteção do patrimônio intelectual. Nesta lógica temos um aprisionamento como condição para de manutenção do capitalismo da informação.
A inserção das tecnologias na sociedade pode ser aproveita tanto para potencializar os processos hegemônicos do capitalismo quanto para sucumbi-lo. Neste sentido, o que determina o papel delas é relação de social que é feita com essas tecnologias. Então a velha escola tem que ser renovada no sentido mais amplo do que a simples incorporação das TIC.

Um comentário:

  1. Olá Dielson,
    e o que é um "cidadão autônomo"? Como relacionar autonomia e colaboração? Esta aproximação pode dar uma boa discussão. Vamos lá?

    ResponderExcluir