terça-feira, 17 de maio de 2011

Autoria Coletiva


Quando Issac Newton disse: “Se enxerguei mais longe é por que me apoiei em ombros de gigantes” além de uma grande provocação a seu interlocutor-opositor Robert Hooke que era de baixa estatura e tinham várias divergências conceituais com Newton, entre elas sobre a natureza da luz, essa frase faz também uma alusão à importância e contribuições dos outros cientistas que o antecederam a Newton. Em especial as contribuições de Galileu Galilei para o princípio de inércia que estava presente nas suas discussões sobre a queda de corpos. A primeira lei de Newton – a Lei da Inércia, não é tão original assim do ponto de vistas do imaginário científico uma vez que seus princípios antecedem a construção teórica de Newton. Entretanto as leis de Newton constituem um referencial poderoso e consistente com o racionalismo e o determinismo, sintetizado em sua obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural e senso amplamente aceita e divulgado pela comunidade científica da época e ensinada desde a idade média até os dias atuais. Esse fato, embora sem tanto rigor histórico, traz á tona questões sobre como a autoria é complexa e controversa na ciência.

Atualmente, com os avanços comunicativos e interativos devido à presença das tecnologias contemporâneas de comunicação e ao mesmo tempo a busca de produtividade científica, fomentada pelas diversas agências financiadoras de pesquisa as polêmicas em torno da autoria são mais evidenciadas. O processo de citação das referências utilizadas na construção dos artigos, dissertações e teses legitimam as fontes da informação e permitem o debate teórico e confronto das ideais e argumentos, porém a originalidade como forma de garantir a autoria fica comprometido uma vez que a construção é feita de forma coletiva dando voz aos vários autores, mesmo quando fica explícito a posição do autor do artigo ele tem base de sustentação em diversos autores, portanto a construção é coletiva, temos então uma dialética entre autoria e coletividade do ponto de vista da originalidade das ideias.

Já no campo musical como podemos separar o autor do contexto de produção e das influencias dos vários músicos que serviram de inspiração e referencia musical para determinado autor, neste contexto também temos uma dialética na autoria individual e coletiva. O processo de criação existe, mas tem interconexões com os aspectos culturais no qual o sujeito autor está inserido.

A questão central é garantir ao mesmo tempo a dialética entre o individual e coletivo na produção intelectual negando a tradicional divisão cartesiana existente entre eles, por conta das pressões de ordem econômicas.

Um comentário:

  1. Oi Dielson,
    muito boa a reflexão. Pode avançar discutindo também, como parte das pressões econômicas as questões referentes ao direito autoral, às licenças e à propriedade intelectual, também muito presentes no processo de produção do conhecimento científico e tecnológico.
    abraço.

    ResponderExcluir